Análise de óleo lubrificante
A análise de óleo lubrificante é uma das técnicas mais importantes para garantir a eficiência da lubrificação em equipamentos industriais. Ela permite monitorar a condição do óleo e identificar possíveis problemas antes que surjam falhas graves. Isso ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir o tempo de parada e evitar custos com manutenções não planejadas.
O que é análise de óleo lubrificante?
A análise de óleo lubrificante é uma técnica de manutenção preditiva que revela as condições físicas e químicas do lubrificante. Com ela podemos identificar falhas ainda em estágios iniciais ligadas ou não à lubrificação.
Como é feita a análise de óleos lubrificantes?
Coleta da amostra do óleo lubrificante
É realizada a amostragem de óleo para análise, retirando quantidades padronizadas do produto. Em seguida, as amostras seguem para análise laboratorial na SKF em dispositivos de teste.
Técnicas de análise de óleo lubrificante
Análise físico-química do óleo
As técnicas de análise físico-química do óleo permitem identificar as condições do lubrificante, determinando características como:
densidade, Índice de viscosidade, TAN (Número de Acidez Total),Fuligem, Presença de água, Odor,verniz , contagem de particulas ,etc.
Esses dados são essenciais para compreender a qualidade do óleo e sua influência no desempenho do equipamento.
Como planejar a análise de óleo?
Rotinas de manutenção preditiva
Em controles internos após definição dos equipamentos críticos para o processo industrial , são criados planos de manutenção para coleta e envio das análise de óleo lubrificante. Nos planos definimos quem e quando vamos coletar e enviar as amostras de óleo para análise .
Troca por condição do óleo
Manutenção baseada em condição
A troca por condição do óleo consiste em realizar a troca do óleo quando as condições do fluido indicam a necessidade de substituição. Essas condições são identificadas por meio da análise de óleo . Para realizar a troca por condição do óleo, é importante estabelecer um programa com rotina de análise de desgaste em óleos industriais que permita monitorar as condições do fluido ao longo do tempo. Esse programa deve incluir a coleta de amostras de óleo em intervalos regulares, a realização de análises laboratoriais e a interpretação dos resultados obtidos.
Adote a análise de óleo e tenha : economia, maior desempenho dos equipamentos e sustentabilidade!
Análise de óleo lubrificante SKF, realizada pelo melhor laboratório do Brasil
Tipos de análises mais comuns
SKF GRID 2
Redutor, mancal ,compressor ,multiplicador,sistema de lubrificação e de engrenagens
Aparência; Visual ,determinação de água em ppm, Espectrometria por infravermelho (FTIR) / Oxidação,Viscosidade cinemática (40ºC),TAN - Número total de acidez,Espectrometria de emissão ótica / 31 elementos.
SKF GRID 3
Sistema Hidráulico
Aparência; Visual ,determinação de água em ppm, Espectrometria por infravermelho (FTIR) / Oxidação,Viscosidade cinemática (40ºC),TAN - Número total de acidez,Espectrometria de emissão ótica / 31 elementos ,ferrografia digital, contagem de partículas (4 μm, 6 μm, 14 μm) ,Contagem de partículas
SKF GRID 4
Potencial de verniz (MPC)
Aparência; Visual ,determinação de água em ppm, Espectrometria por infravermelho (FTIR) / Oxidação,Viscosidade cinemática (40ºC),TAN - Número total de acidez,Espectrometria de emissão ótica / 31 elementos ,ferrografia digital, contagem de partículas (4 μm, 6 μm, 14 μm) ,Contagem de partículas,potencial de Verniz (MPC);
Fale conosco
Para análises especiais , negociamos a parte.
Solicite um orçamento conforme a sua necessidade!